Artigo Acesso aberto Revisado por pares

L’industrie phonographique et le marché de la musique enregistrée – histoires d’une longue mésentente

2009; Center for Social Studies, University of Coimbra; Issue: 85 Linguagem: Português

10.4000/rccs.356

ISSN

2182-7435

Autores

Paula Abreu,

Tópico(s)

Urban and sociocultural dynamics

Resumo

Com base numa pesquisa sobre a indústria fonográfica portuguesa, o artigo aborda a situação de crise que esta indústria actualmente atravessa com o objectivo de mostrar como a história do campo fonográfico foi, desde o início, marcada por dúvidas e incertezas várias, decorrentes de disputas sobre múltiplos objectos, e de como essas dúvidas sempre conduziram à reinvenção das convenções que têm plasmado a actividade deste campo organizacional e mercantil. A partir de uma perspectiva analítica que mobiliza contributos das correntes teóricas da sociologia económica de inspiração institucionalista (Powell e DiMaggio, 1991; Fligstein, 1996 e 2001) e da economia das convenções (Boltanski e Thévenot, 1991 e 1999; Thévenot, 2002), propõe-se uma discussão acerca dos dilemas vividos por esta indústria, explorando a hipótese de os mesmos decorrerem da diversidade de ordens de grandeza mobilizadas na coordenação das actividades do campo fonográfico.

Referência(s)