Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Uma crítica ao sistema educacional na letra da música ‘Estudo Errado’ do Gabriel Pensador

2012; UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO; Volume: 3; Issue: 1 Linguagem: Português

10.30681/reps.v3i1.9142

ISSN

2236-3165

Autores

Emília Dieterich, Gisely Noeli Vanderlinde Bezen,

Tópico(s)

Brazilian cultural history and politics

Resumo

Uma crítica ao sistema educacional na letra da música ‘Estudo Errado’ do Gabriel Pensador O presente trabalho trata da análise da letra da música Estudo Errado do compositor Gabriel – O Pensador, escrita em 1995 e mesmo nos dias atuais apresenta-se coerente com o método de muitas instituições educacionais. A música traz o olhar de um aluno frente a uma escola que atua através do ensino tradicional, provocando assim uma série de questionamentos sobre a importância de se estudar e os efeitos que isso causa na educação plena do estudante que passa a ver a escola como um lugar que não se aprende coisas úteis e essenciais para a sua vida cotidiana, e sim um lugar que seus pais o obrigam a frequentar e tirar ‘boas notas’. Palavras-chave: letras; música; Estudo Errado; Gabriel – O Pensador; análise; sistema educacional; ensino-aprendizagem.

Referência(s)