Como a indústria hoteleira responde a solicitações de informações via correio eletrônico? O caso do município do Rio de Janeiro
2006; Volume: 1; Issue: 4 Linguagem: Português
10.17648/raoit.v1n4.3635
ISSN1980-6965
AutoresLuiz Gustavo Medeiros Barbosa, Saulo Barroso Rocha,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoEste trabalho tem como objetivo apresentar os resultados provenientes de uma pesquisa que, utilizando como referencial teorico a literatura recente sobre Tecnologia da Informacao e Turismo, procurou avaliar como 67 hoteis do municipio do Rio de Janeiro responderam a solicitacoes de informacoes de clientes que utilizaram como meio o correio eletronico ou formulario em websites. Na impossibilidade de realizar esta analise em sentido amplo, incluindo todo o cenario nacional, especificamente as cidades turisticas definidas pelo Instituto Brasileiro de Turismo (EMBRATUR), optou-se por fazer, em uma primeira fase, a analise da industria hoteleira presente na cidade. A pesquisa utilizou-se de analise qualitativa atraves da interpretacao do conteudo de respostas enviadas pelos hoteis . Os resultados da pesquisa revelaram que muitos dos hoteis nao estao preparados para lidar com este tipo de ferramenta eletronica. Demonstrando assim o despreparo e a falta de conhecimento dos mesmos para gerenciar a tecnologia, acarretando provavel perda de clientes e, consequentemente, de receitas. Diante disso, percebemos que a oportunidade de desenvolvimento nesta area, de Tecnologia da Informacao e Turismo, e fundamental para a competitividade da industria hoteleira deste municipio.
Referência(s)