Artigo Revisado por pares

Como a indústria hoteleira responde a solicitações de informações via correio eletrônico? O caso do município do Rio de Janeiro

2006; Volume: 1; Issue: 4 Linguagem: Português

10.17648/raoit.v1n4.3635

ISSN

1980-6965

Autores

Luiz Gustavo Medeiros Barbosa, Saulo Barroso Rocha,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados provenientes de uma pesquisa que, utilizando como referencial teorico a literatura recente sobre Tecnologia da Informacao e Turismo, procurou avaliar como 67 hoteis do municipio do Rio de Janeiro responderam a solicitacoes de informacoes de clientes que utilizaram como meio o correio eletronico ou formulario em websites. Na impossibilidade de realizar esta analise em sentido amplo, incluindo todo o cenario nacional, especificamente as cidades turisticas definidas pelo Instituto Brasileiro de Turismo (EMBRATUR), optou-se por fazer, em uma primeira fase, a analise da industria hoteleira presente na cidade. A pesquisa utilizou-se de analise qualitativa atraves da interpretacao do conteudo de respostas enviadas pelos hoteis . Os resultados da pesquisa revelaram que muitos dos hoteis nao estao preparados para lidar com este tipo de ferramenta eletronica. Demonstrando assim o despreparo e a falta de conhecimento dos mesmos para gerenciar a tecnologia, acarretando provavel perda de clientes e, consequentemente, de receitas. Diante disso, percebemos que a oportunidade de desenvolvimento nesta area, de Tecnologia da Informacao e Turismo, e fundamental para a competitividade da industria hoteleira deste municipio.

Referência(s)