A Catedral de Sao Salvador de Angola: história e memória de um lugar mítico
2011; UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA; Volume: 25; Issue: 25 Linguagem: Português
ISSN
2317-6725
AutoresPatrício Batsîkama, Álvaro Campelo,
Tópico(s)Caribbean and African Literature and Culture
ResumoEm maio de 1992, o Papa Joao Paulo II percorreu Angola. E fez questao de visitar a antiga cidade crista do reino do Kongo, dando particular destaque as ruinas da antiga catedral de Sao Salvador3. A “Tradicao Oral” que diz que estas ruinas da catedral se tratam de uma “obra de Deus”, ficou confirmada perante a comunidade e reforcou-se com essa visita! Entretanto, a memoria deste lugar, construida na tradicao historica e renovada a partir deste acontecimento, expandiu-se aos paises vizinhos, Congo Brazaville e Congo Kinshasa. Ao abordarmos, neste trabalho, um “lugar” como o das ruinas da catedral de Sao Salvador de Angola, que esta relacionado na sua origem ao antigo reino do Kongo, entramos num campo de analise no qual teremos em conta varios conceitos e varias abordagens cientificas. Cruzando a investigacao historica (em cujos documentos disponiveis nos situam na memoria escrita) com a investigacao antropologica (material bibliografico) que versou a cultura das populacoes que aqui viveram e vivem, e da propria tradicao oral dessas populacoes, tentaremos uma aproximacao aos sentidos e vivencias deste lugar. Por sua vez, os conceitos de “lugar”, “espaco”, “memoria” e “identidade” possibilitam uma compreensao para analisarmos os processos de apropriacao e de negociacao dessas populacoes com as ruinas da catedral de Sao Salvador de Angola. A concepcao antropologica do espaco pode ajudar-nos a compreender os processos de apropriacao das comunidades de determinados lugares, bem como da forma como neles constroem sentidos, reconhecem memorias coletivas (e individuais), ou seja, como eles, lugares, integram a sua identidade cultural. Michel de Certeau, ao dizer que “o espaco e um lugar praticado”4, transporta-nos para as vivencias do lugar, sendo que sem a pratica do lugar nao existe espaco. Antes de ser um lugar identitario, relacional e historico, e a sua condicao de “lugar praticado” que faz do espaco um assunto antropologico. Enquanto lugar praticado, as ruinas de Sao Salvador de Angola constituem-se como espaco de memoria. Ao serem apropriadas pelas populacoes, e tendo em conta os sentidos que as informam (sagrados, magicos), as
Referência(s)