Desenvolvimento do público interno. Uma proposta de metodologia para um programa educativo direcionado aos funcionários de museu (2013)

2014; Edições Universitárias Lusófonas; Volume: 48; Issue: 4 Linguagem: Inglês

ISSN

1646-3714

Autores

Gabriela Figurelli,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

Resumo Este estudo aborda questoes de relevância e de pertinencia ao tema da tese - elaboracao de metodologia para um programa educativo voltado para o publico interno do museu - e reforcam o entendimento de que o carater educativo do museu deve ser praticado nas diferentes esferas da instituicao. As reflexoes propostas baseiam-se, sobretudo, nas ideias de Paulo Reglus Neves Freire (1988), da museologa Waldisa Russio Camargo Guarnieri (1984), da museologa e educadora Maria Celia Teixeira Moura Santos (2008). Propoe-se a criacao de uma metodologia para um programa educativo direcionado aos funcionarios de museu que privilegie o desenvolvimento profissional e pessoal, atraves de acoes educativas pensadas em conjunto, a partir de um diagnostico, objetivos comuns e praticas avaliativas. Busca-se elaborar uma metodologia que sirva como um roteiro experimentado, visando facilitar a acao, minimizar os erros, auxiliar a comunicacao e a compreensao sobre as acoes; composta por referencias, procedimentos e etapas que viabilizem seu planejamento, desenvolvimento e sua avaliacao, e que contribua para a construcao de um dialogo entre os funcionarios. A metodologia foi aplicada no Museu Nacional de Historia Natural e da Ciencia, na cidade de Lisboa. Palavras-chave : Museologia e Educacao; Educacao em Museus; Acao Educativa em Museus; Acao Educativa para Funcionarios de Museus; Publico Interno de Museu. Abstract This study addresses issues of importance and relevance to the topic of the thesis - development of methodology for an educational program aimed at the internal audience of the museum - and reinforce the understanding that the educational character of the museum should be practiced at different levels of the institution. The reflections proposed are based mainly on the ideas of Paulo Freire Reglus Neves (1988), the museologist Waldisa Russio Camargo Guarnieri (1984), the museologist and educator Maria Celia Teixeira Santos Moura (2008). We propose the creation of a methodology for an educational program aimed at the museum’s workers with emphasis on the professional and personal development through educational activities designed together from a diagnosis, common goals and assessment practices. Intended to develop a methodology that serves as an experimented script in order to facilitate action, minimize errors, aid the communication and understanding about the actions; composed of references, procedures and steps that facilitate planning, development and evaluation, and contribute to the construction of a dialogue between employees. The methodology was applied in the National Museum of Natural History and Science, at the city of Lisbon. Keywords: Museology and Education, Education in Museums, Educational Action in Museums, Educational Action for Staff of Museums; Internal Audience of Museum.

Referência(s)