A SSM como instrumento de mobilização em um curso de pós-graduação em formação
2009; Volume: 6; Issue: 11 Linguagem: Português
10.21713/2358-2332.2009.v6.172
ISSN2358-2332
AutoresPedro Marcos Roma de Castro, Antônio Sérgio Torres Penedo, Márcio Mattos Borges de Oliveira,
Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoNo presente texto, relata-se a experiencia com a utilizacao do metodo Soft Systems Methodology (SSM) na identificacao e elaboracao de propostas com a participacao e empenho conjunto dos docentes e alunos do curso de Pos-Graduacao em Administracao (PPGA-FEA) em fase de formacao na Faculdade de Economia, Administracao e Contabilidade - Campus de Ribeirao Preto da Universidade de Sao Paulo, objetivando a epoca reconhecimento do programa de pos-graduacao perante a Coordenacao de Aperfeicoamento de Pessoal de Nivel Superior, orgao da esfera federal vinculado ao Ministerio da Educacao. O metodo aplicado procurou identificar e estruturar as situacoes problematicas e com dificuldades de definicao, visando, de uma forma encadeada, relacionar o mundo real e o ideal e/ou mundo do pensamento sistemico. A experiencia resultou em uma planilha de acompanhamento academico e a SSM, nesse cenario, mostrou-se como um processo interativo de aprendizagem, caracterizando-se por constantes debates e participacao politica de todos os atores envolvidos. Sua execucao permitiu propor acoes para solucionar os problemas no reconhecimento do curso de pos-graduacao, configurando-se como instrumento util para o programa discutir seus segmentos internos, seus papeis, o que deveria ser mudado e, principalmente, tornar os discentes participantes corresponsaveis pelo processo de avaliacao e envolvidos politicamente com seus resultados.
Referência(s)