A dupla dimensão da política educacional e a música na escola: II - da legislação à prática escolar
2014; Volume: 12; Issue: 11 Linguagem: Português
ISSN
2358-033X
Autores Tópico(s)Brazilian cultural history and politics
ResumoEste artigo apresenta a segunda parte do texto que serviu de base ao forum de debatesPoliticas Publicas em Educacao Musical, no XII Encontro Anual da Associacao Brasileira de EducacaoMusical (ABEM). Analisamos a musica na educacao basica, considerando a pratica escolar comopolitica educacional realizada em sala de aula. Com base em dados empiricos das escolas publicasda Grande Joao Pessoa, discutimos a ausencia de professores de musica no espaco escolar damateria Arte, analisando como isso gera um ciclo vicioso em que os espacos para a educacaomusical cada vez mais se restringem. Comparativamente, analisamos a experiencia do canto orfeonico,contextualizando-a historica e socialmente, apontando a impossibilidade de toma-la comomodelo ou como comparacao para a pratica musical nas escolas. Finalmente, evidencia-se adistância entre os termos legais e normativos e as salas de aula, colocando-se o desafio deintensificar a presenca da musica na escola.
Referência(s)