Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Um estudo de caso sobre os tipos de erros orais de alunos novatos de língua inglesa LE

2011; UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; Volume: 2; Issue: 1 Linguagem: Português

10.14393/dl3-v2n1a2008-3

ISSN

1980-5799

Autores

Thatiany Goularth Carneiro, Márcia Regina Pawlas Carazzai,

Tópico(s)

French Language Learning Methods

Resumo

O presente artigo reporta os resultados de um estudo que investigou os tipos de erros orais que seis aprendizes de língua inglesa mais cometiam. Para tal, foram gravadas em áudio e transcritas dez aulas de uma turma composta por seis alunos de nível Novice High, em uma escola de idiomas no interior do estado do Paraná. Os resultados indicaram que, dos 154 erros identificados, os que mais apareceram foram os Intralinguais, totalizando 141 erros. Os erros Interlinguais apareceram quatorze vezes e os erros ambíguos foram os que menos surgiram - somente uma vez. Finalmente, os erros induzidos apareceram quatro vezes durante as aulas, o que indica que, talvez a professora deva tomar mais cuidado com o modo de apresentar a língua estrangeira aos seus alunos.

Referência(s)