Artigo Produção Nacional Revisado por pares

Contribuições da Inovação Aberta para uma Empresa de Comunicação

2013; Volume: 13; Issue: 2 Linguagem: Português

10.20397/2177-6652/2013.v13i2.571

ISSN

2177-6652

Autores

Breno Eustáquio Silva, Jorge Tadeu de Ramos Neves, Maria Celeste Reis Lobo de Vasconcelos, Carlos Alberto Ávila Araújo,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

A Inovacao e elemento chave para uma gestao estrategica eficaz. Entretanto, o modelo fechado nao mais satisfaz as necessidades dos gestores. Partindo dessa premissa e que se faz emergente o modelo da Inovacao Aberta, tecnica que consiste em abrir espaco para que os stakeholders participem do processo de inovacao contribuindo com ideias e sugestoes. Neste artigo e apresentado o caso do Jornal A Noticia Regional Ltda, da cidade de Joao Monlevade (MG), que se ve diante do desafio de inovar para aprimorar seu produto. Para isso, foram testadas plataformas de colaboracao, como a rede social Facebook, bem como promovido um grupo focal e analisados tres jornais de expressao no Brasil. Entre os resultados observados, destaca-se o uso da Inovacao Aberta como suporte adequado a Gestao da Inovacao da empresa, que deve promover mudancas como insercao de mais colunas de opiniao e convergencia do impresso com as midias digitais.

Referência(s)
Altmetric
PlumX