Artigo Acesso aberto

Mudança ou substituição de paradigma na educação pré-escolar sueca?

1970; Editora Mundos Sociais; Issue: 69 Linguagem: Português

10.7458/spp201269786

ISSN

2182-7907

Autores

Ingrid Jönsson, Anna Sandell, Ingegerd Tallberg-Broman,

Tópico(s)

Global Educational Policies and Reforms

Resumo

O artigo analisa as reformas recentes na educação pré-escolar da Suécia. Será o educare, marca da pré-escola sueca, desafiado por ideias focadas sobretudo na preparação escolar e na empregabilidade futura? Este artigo analisa as mudanças de objetivos, de instrumentos de política e de contexto, a partir de uma perspetiva histórica. A conclusão é a de que a reforma efetuada tem de ser interpretada tanto em relação às ideais nacionais como em relação às ideias defendidas por organizações internacionais. A aplicação dos requisitos de Hall (1993) para a mudança de paradigma indicia mudanças de primeira e de segunda ordem, mais do que uma alteração simultânea de objetivos, instrumentos de política e de contexto. Será necessária pesquisa adicional para melhor compreender o que realmente está a acontecer em contexto local, uma vez que políticas e práticas raramente se sobrepõem na totalidade.

Referência(s)
Altmetric
PlumX