Fatores que afetam a Satisfação e Fidelidade ao Setor de Restauração de Natal/RN: Uma análise sobre a percepção do turista nacional
2011; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português
10.17648/raoit.v6n1.3489
ISSN1980-6965
AutoresSilvana Gomes de Miranda, Sérgio Marques Júnior, Márcio Marreiro das Chagas,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoPelo estudo, analisaram-se os fatores influenciadores de satisfacao e fidelidade aos restaurantes da cidade de Natal/RN, e investigaram-se as dimensoes percebidas pelo turista sobre a qualidade do setor. Para tanto, empreendeu-se uma investigacao exploratorio-descritiva, do tipo Survey, com enfoque analitico quantitativo. Realizou-se a coleta de dados por meio de questionario aplicado entre os turistas nacionais no Aeroporto Internacional Augusto Severo. A composicao amostral foi aleatoria simples, totalizando trezentos turistas entrevistados. Pelos resultados, observou-se que as dimensoes da qualidade foram seis, ou seja, profissionalismo e qualidade dos servicos; qualidade da comida e precos; atmosfera/ambiente, cardapio e facilidades; higiene; impressos e disponibilidade de pratos; e, por fim, qualidade ambiental do restaurante. Alem disso, concluiu-se que a satisfacao global e influenciada pelas dimensoes higiene, impressos e disponibilidade de pratos, relacao custo/beneficio, profissionalismo e qualidade dos servicos e qualidade da comida e precos; ao passo que a fidelizacao do turista e influenciada pela satisfacao global, seguida dos fatores cardapio e facilidades, higiene, impressos e disponibilidade de pratos e qualidade da comida e precos.
Referência(s)