
Processo de transformação/conservação social: uma reflexão a partir da "Fábula dos Porcos Assados"
2014; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 16; Issue: 3 Linguagem: Português
10.4025/tpe.v16i3.25464.g13725
ISSN2237-8707
AutoresLígia Regina Klein, Aparecida Favoreto, Ireni Marilene Zago Figueiredo,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO presente artigo pretende problematizar o papel da educacao no processo de transformacao social, valendose de um texto literario, a “Fabula dos porcos assados”. Questionando os papeis e pontos de vista que os personagens assumem diante dos problemas colocados pelo processo produtivo, pretende-se analisar diferentes perspectivas de enfrentamento da questao educacional em uma sociedade fundada na contradicao capital e trabalho. O objetivo do trabalho e a promocao, por meio do apelo literario, de uma sintese que possa por em confronto uma diversidade de perspectivas que nos cursos de formacao de professores nem sempre aparecem como distintos ou ate mesmo antagonicos. Pretende-se evidenciar que a defesa de uma educacao para a transformacao social nao se resume a explicitacao de um desejo e/ou a critica moral do modelo existente. E necessario ter consciencia sobre a base material que da sustentacao a atividade educacional, bem como sobre as mediacoes necessarias para revolucionar a pratica pedagogica, as quais tendem prevalecer as intencoes individuais.
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