Artigo Revisado por pares

Decadência das civilizações e memória dos ideais: a filosofia da historia na obra de Raul Pompéia / Civilization decadence and memory of ideals: philosophy of history in Raul Pompéia’s work

2003; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 43; Issue: 2 Linguagem: Inglês

ISSN

0101-3505

Autores

Marciano Lopes e Silva,

Tópico(s)

Memory, Trauma, and Testimony

Resumo

O presente ensaio analisa a concepcao de Historia na obra de Raul Pompeia e o papel atribuido a memoria. Para tanto, escolhemos como corpus a cronica-ensaio “Cavaleiros andantes”, a segunda conferencia do prof. Claudio , em O Ateneu, e a obra Cancoes sem Metro, uma vez que nelas encontramos uma grande narrativa da humanidade que possibilita reconhecermos uma Filosofia da Historia. Contrariando as ideologias dominantes no final do seculo XIX, constatamos uma reacao a ideia positiva de progresso, que se expressa numa visao decadentista e ciclica da Historia, cuja escatologia sem deuses nos remete, apos o cataclismo final, ao tempo sem maculas da origem. Entretanto, apesar do pessimismo do sistema, ha latente nele o desejo reprimido da ruptura revolucionaria capaz de romper o ciclo infernal. E ao artista cabe a tarefa, assim como ao historiador, de registrar a tragedia dos ideais com o provavel objetivo de manter viva esta chama. This study analyses the conception of History in Raul Pompeia’s work and the role attributed to memory. The chonicle “Cavaleiros andantes”, the second conference of Professor Claudio, in O Ateneu, and the work Cancoes Sem Metro were chosen to be analysed, since we find a great narrative of the huanity in them, making possilbe the recognition of a Philosophy of History from it. Against the dominant ideologies at the end of the XIX century, we realize a reaction to the positive Idea of progress, expressed in a decadent and cyclic vision of History, whose eschatology without gods leads us, after the final cataclysm, to the stainless time of origin. However, despite the pessimism of the system, it is a latent in the repressed desire of the revolutionary rupture able to break the infernal cycle. And to the artist, as to the historian, is left the task of recording the tragedy of the ideals with the problable aim of keeping this flame alive.

Referência(s)