A CONCEPÇÃO DE CORPO DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA/ RS.*
1998; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Issue: 19 Linguagem: Português
10.5902/231654648181
ISSN2316-5464
AutoresJeferson Lúcio Berguemaier Silva,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoEsta pesquisa teve por finalidade fazer uma analise da concepcao de corpo / por parte dos academicos do Curso de Educacao Fisica da UFSM. Caracterizando-se como sendo uma pesquisa descritiva, utilizou-se como metodo a analise de conteudo, preconizado por Bardin (1977), e tendo como tecnica a analise categorial e analise de assercao avaliauva de Saporta, Osgood e Nunnally, apud Barbosa (1996). A metodologia considerou o pressuposto de que a concepcao se forma apartir da visao que temos de nosso proprio corpo. Para tanto utilizou-se um questionario proposto por Simoes (1994), contendo duas perguntas: O que e corpo para voce? e O que e Educacao Fisica para voce? Foi considerada como populacao todos academicos do Curso de Educacao Fisica da UFSM, no ano de 1997, e tendo como amostra 123 respostas, sendo estas analisadas em 4 categorias em dois grupos distintos. Grupo 1- Corpo numa perspectiva dual, 1.1- Corpo maquina/objeto, 1.2 Corpo instrumento expressao da alma. Grupo2-Corpo numa perspectiva unitaria, Grupo 2.1- Corpo unidade, Grupo 2.2- Corpo sensivel inteligente. As categorias identificadas atraves das falas nao sao excludentes entre si encontrando-se respostas em duas ou mais categorias. Na categoria 1.1 esta obteve 66 discursos, a categoria 1.2 obteve 7lfalas sendo a maioria academicos do I o , 2 o e 3 o semestres, no grupo 2 a categoria 2.1 ficou com 42 discursos, sendo a grande maioria do 4 o , 7 o e 8 o semestres, ja a categoria 2.2 obteve 38 discursos sendo a maioria do 7 o e 8 o semestres. A grande convergencia de respostas para o grupo 1 ja era de se esperar pois este grupo e hegemonico em nossa cultura estando arraigado em nossa tradicao, mas pode-se notar que um arcabouco coerente e intelegivel de ideias ja se fazem representar pela linguagem como notamos no grupo 2. Concluiu-se atraves dos discursos, que apesar de todas as influencias das ciencias Newton Cartesianas e das dificuldades entre teoria /pratica, nota- se, principalmente nos dois ultimos semestres do curso um discurso unitario e totalizante vindo a contribuir para a formacao destes futuros profissionais e sem duvida para quando estes forem trabalhar na pratica junto a varios tipos de corpos.
Referência(s)