Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Formação gerencial: uma análise da oferta dos programas de pós-graduação lato sensude Gestão Empresarial do Rio Grande do Sul

2015; Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas; Volume: 13; Issue: 4 Linguagem: Português

10.1590/1679-395117900

ISSN

1679-3951

Autores

Tamára Cecilia Karawejczyk,

Tópico(s)

Science and Science Education

Resumo

Resumo:O objetivo deste estudo é discutir o oferecimento de produtos e serviços, no âmbito dos programas em nível de pós-graduação lato sensu,pelas instituições de ensino superior do Rio Grande do Sul. Este artigo é um recorte de um projeto de pesquisa (2011-2013), que tinha por objetivo identificar e analisar as contribuições para o desenvolvimento de competências dos gestores na participação em programas de educação gerencial em nível de pós-graduação lato sensu, mais especificamente os chamados de Master in Business Administration (MBA). Os investimentos em formação gerencial crescem ano após ano (RAELIN, 2006; 2011), porém, pode-se dizer que tanto a literatura acadêmica quanto a pesquisa ainda carecem de maior entendimento sobre a efetividade dos programas gerenciais oferecidos no mercado educacional (BOLT, 1993; LORANGE, 1994; RUAS, 2003; ANTONELLO e RUAS, 2005). Este estudo é classificado como qualitativo e exploratório, sendo que a coleta de dados ocorreu através de dados secundários, documentos institucionais, sites das IES e entrevistas semiestruturadas, com coordenadores dos programas e também com especialistas em formação gerencial. Para a análise dos dados, foram utilizadas referências da análise historiográfica e da construção de mapas, pois as mesmas apresentam modos de reconfigurar o corpus documental. Os resultados são discutidos à luz de autores e pesquisas sobre formação gerencial, apontando que, se por um lado, há uma crescente preocupação com investimentos neste tipo de formação, seja por parte das empresas ou por parte dos gestores que buscam esses programas, por outro, ainda existe um longo caminho que as IES necessitam trilhar para uma contribuição efetiva nesse tipo de formação.

Referência(s)