Artigo Revisado por pares

Espelhos da leitura na escola pública: por que nossa pátria ainda não é nossa língua?

2015; UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português

10.30681/ecs.v5i1.1774

ISSN

2237-1648

Autores

Rosane de Bastos Pereira, Sandra Mara Fulco Pirola,

Tópico(s)

Information Science and Libraries

Resumo

Neste artigo nos propomos a refletir sobre a politica de distribuicao de acervos literarios as escolas publicas brasileiras. Os dados resultaram da pesquisa de doutorado “O leitor atraves do espelho – E o que ele ainda nao encontrou por la!”, desenvolvida em Campinas (SP), e na Inglaterra, entre 2008 e 2013. O Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) e um dos bracos fortes do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) e o Ministerio da Educacao (MEC) envia os acervos as escolas publicas. Contudo, a ausencia de mediadores efetivos nas escolas representa um entrave para a formacao de leitores. O sistema educacional publico brasileiro tem uma especie de divida nao paga com os estudantes. A lingua portuguesa talvez se empobreca nessa longa hibernacao, em que a distância entre o aluno e livro, ao inves de se estreitar, aflora. Palavras-chave: escolas publicas; leitores; programa nacional biblioteca da escola (PNBE).

Referência(s)