Usando Ambientes de “Bate-Papo” para Educação à Distância: uma Análise Crítica
2003; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5753/cbie.wie.2003.10-10
ISSN2316-6541
AutoresAndré Luis Meneses Silva, Raphael Hirose, Henrique Nou Schneider,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoResumo: Este trabalho apresenta alguns ambientes de Ensino a Distância (EaD) que utilizam a tecnologia de chat para promover ambientes de comunicacao sincrona e mostra que e possivel enriquece-los com recursos, agregando o que ja existe implementado em outras ferramentas de comunicacao da Web, com vista a potencializar os pontos positivos de ensino presencial, tais como: interacao professor-aluno, disponibilidade diversificada de material didatico e possibilidade de ter um acompanhamento pedagogico do aluno. No entanto, essas ferramentas de informacao e comunicacao possuem algumas limitacoes decorrentes da metafora escolhida e da qualidade das interfaces. Assim sendo, analisou-se o ambiente AulaNet (PUC - RJ), que oferece um ambiente de debate simples sem opcoes de personalizacao; The Manhattan Virtual Classroom (Western New England School - Massachusetts), que apresenta aspectos de controle como aqueles presentes em aplicativos de irc; e o TelEduc (Unicamp - SP), que apresenta uma serie de recursos de gerencia, os quais permitem simular um meio bastante proximo ao presente em salas de aula. Com o intuito de colaborar para o aperfeicoamento destes softwares, elaborou-se sugestoes com viabilidade de implementacao, ja que o uso de ferramentas de bate-papo estimulam a participacao dos estudantes, pois elas propiciam um ambiente amigavel e interativo, aumentando, assim, a interacao aluno-professor e fornece, ainda, mecanismos de controle de fluxo de mensagens, permitindo um maior gerenciamento das sessoes de bate-papo. A primeira sugestao consiste em criar uma interface amigavel para criancas e adolescentes, ou seja, um ambiente animado com uso de personagens que auxiliassem na identificacao dos usuarios presentes no canal. A segunda sugere a criacao de paginas monitoradas, ou seja, nestas paginas existiriam pessoas com dominio do conteudo apresentado, podendo, desta forma, responder duvidas do usuario instantaneamente. Por ultimo, diz respeito a insercao do recurso de voz no ambiente de bate-papo, ampliando ainda mais a interacao professor-aluno. Abstract: Este trabalho apresenta alguns ambientes de Ensino a Distância (EaD) que utilizam a tecnologia de chat para promover ambientes de comunicacao sincrona e mostra que e possivel enriquece-los com recursos, agregando o que ja existe implementado em outras ferramentas de comunicacao da Web, com vista a potencializar os pontos positivos de ensino presencial, tais como: interacao professor-aluno, disponibilidade diversificada de material didatico e possibilidade de ter um acompanhamento pedagogico do aluno. No entanto, essas ferramentas de informacao e comunicacao possuem algumas limitacoes decorrentes da metafora escolhida e da qualidade das interfaces. Assim sendo, analisou-se o ambiente AulaNet (PUC - RJ), que oferece um ambiente de debate simples sem opcoes de personalizacao; The Manhattan Virtual Classroom (Western New England School - Massachusetts), que apresenta aspectos de controle como aqueles presentes em aplicativos de irc; e o TelEduc (Unicamp - SP), que apresenta uma serie de recursos de gerencia, os quais permitem simular um meio bastante proximo ao presente em salas de aula. Com o intuito de colaborar para o aperfeicoamento destes softwares, elaborou-se sugestoes com viabilidade de implementacao, ja que o uso de ferramentas de bate-papo estimulam a participacao dos estudantes, pois elas propiciam um ambiente amigavel e interativo, aumentando, assim, a interacao aluno-professor e fornece, ainda, mecanismos de controle de fluxo de mensagens, permitindo um maior gerenciamento das sessoes de bate-papo. A primeira sugestao consiste em criar uma interface amigavel para criancas e adolescentes, ou seja, um ambiente animado com uso de personagens que auxiliassem na identificacao dos usuarios presentes no canal. A segunda sugere a criacao de paginas monitoradas, ou seja, nestas paginas existiriam pessoas com dominio do conteudo apresentado, podendo, desta forma, responder duvidas do usuario instantaneamente. Por ultimo, diz respeito a insercao do recurso de voz no ambiente de bate-papo, ampliando ainda mais a interacao professor-aluno.
Referência(s)