
Espetáculo e Ditadura Civil-Militar:o duplo caráter das superintendências de ordem política e social (1964-1974)
2010; Editora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (EDIPUCRS); Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
2178-3748
Autores Tópico(s)Memory, violence, and history
ResumoNeste artigo, procuro evidenciar a relacao entre forcas repressivas e unidade ideologica na ditadura civil-militar brasileira (1964-1985), especialmente a partir da analise das Superintendencias de Ordem Politica e Social (SOPS-RS) e dos slogans de comunicacao social criados pelo governo ate a administracao de Emilio Medici. Em ambas subsiste um fenomeno que determina os novos modelos de desenvolvimento capitalista e cuja efetivacao ocorreu durante a ditadura: trata-se do espetaculo moderno, inicialmente examinado e criticado pelo intelectual de “extrema-esquerda” Guy Debord (Franca, 1931-1994). A categoria de espetaculo permite a sintese dialetica entre elementos aparentemente dispares, como censura e crescimento da midia, repressao policial e otimismo – procedimentos comuns ao governo ou ao empresariado da epoca.
Referência(s)