Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O ensino de literatura: novas perspectivas

2015; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL; Volume: 6; Issue: 16 Linguagem: Português

10.26514/inter.v6i16.441

ISSN

2177-7691

Autores

Celso Leopoldo Pagnan,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

O presente artigo é uma reflexão com base na realização de um Clube de literatura, desenvolvido com setenta alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual, localizada em Londrina. O Clube teve três objetivos: estabelecer uma leitura sincrônica entre obras literárias de períodos diferentes e de diferentes autores (brasileiros e estrangeiros), levar o aluno a perceber as relações temáticas entre obras diversas e, por meio de textos metalinguísticos, levar o aluno a compreender o processo criativo. Para tanto, selecionamos textos dos seguintes escritores: Machado de Assis, Franklin Távora, Fernando Pessoa, Thomas Mann, Ferreira Gullar e Paulo Leminski. O objetivo geral foi o de refletir a respeito do ensino de literatura e propor novos meios de ensino para a disciplina. O presente artigo é o relato do trabalho em sala de aula, tendo como base teórica os Documentos Oficiais para a área do ensino de literatura, bem como estudiosos diversos (CANDIDO, 1972; JAUSS, 1994; ECO, 1989, entre outros). Palavras-chave: Ensino. Sincronia. Literatura.

Referência(s)
Altmetric
PlumX