UMA CÂMERA NA MÃO E UMA HISTÓRIA PARA LEMBRAR: A MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO EM VÍDEO
2010; Volume: 5; Issue: 3 Linguagem: Português
10.7867/1809-0354.2010v5n3p478-490
ISSN1809-0354
Autores Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoEste artigo apresenta criticamente uma proposta didatica, realizada no ensino da disciplina Historia da Educacao na FURB – Universidade Regional de Blumenau/SC. A abordagem cinge-se na discussao de memoria e conceito de historia, problematizadas no ensino da Historia de Educacao, com o intuito de questionar a historia linear. Por meio de entrevistas, foi possivel ir alem das discussoes permeadas pelos livros. Atraves dos relatos de vida, permitiu-se compreender a Historia da Educacao local a partir de um novo olhar e assim problematizar, questionar e compreender uma outra concepcao de ‘Historia’ e, com uso da ‘historia oral’, perceber as continuidades e descontinuidades na historia da educacao. Estas atividades pedagogicas representam novas possibilidades no ensino, em que uma acao pedagogica diferenciada contribuiu para novas concepcoes teoricas e compreensao de professores, alunos e academicos enquanto sujeitos historicos.
Referência(s)