O processo de internacionalização das empresas brasileiras : o caso de Sergipe

2006; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS; Volume: 6; Issue: 13 Linguagem: Português

ISSN

1984-6606

Autores

Josivânia Silva Farias, Danielle Andrade dos Santos,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

O presente artigo destina-se a pesquisar – a luz dos modelos da Universidade de Uppsala e do Inovation Related Model – o processo de internacionalizacao de empresas estabelecidas no estado de Sergipe. Tais estudos, desenvolvidos em fins das decadas de 70, partiram de um pressuposto basico: o grau de insercao de uma empresa no mercado internacional estaria condicionado ao nivel de conhecimento que esta deteria do mesmo. A intensificacao da globalizacao, a evolucao tecnologica e o avanco dos estudos organizacionais revelaram outras variaveis importantes na analise do modo de internacionalizacao. Tendo em vista o objetivo de apresentar as etapas realizadas pelas empresas sergipanas em sua entrada em mercados estrangeiros, o estudo caracteriza-se como descritivo, sendo o levantamento o metodo adotado para a coleta de dados, que abrangeu uma amostra, nao probabilistica, de 18 empresas. Como resultado verificou-se que as empresas sergipanas que iniciaram suas exportacoes ha pouco mais de cinco anos se encontram em um estado inicial de comprometimento, onde o investimento de recursos financeiros e fisicos nao apresenta, ainda, muita expressividade. Para essas empresas o mercado externo configura-se como uma alternativa acessoria, aquem de uma estrategia consolidada de crescimento firmada na busca de mercados estrangeiros e preparada para a concorrencia internacional. Porem, percebeu-se que a tendencia, tanto relacionada a aquisicao de experiencia por essas organizacoes, quanto a dinâmica do mercado, cujos ultimos resultados tem estimulado a atividade exportadora brasileira, e aumentar os esforcos dedicados ao mercado internacional.

Referência(s)