Uma cidade criativa de tipo relacional: Para uma cartografia das ligações em rede entre os setores público, privado e sem fins lucrativos nas indústrias criativas
2012; Center for Social Studies, University of Coimbra; Issue: 99 Linguagem: Português
10.4000/rccs.5126
ISSN2182-7435
Autores Tópico(s)Sport and Mega-Event Impacts
ResumoTem sido grande a atenção recentemente dada ao papel que as artes, a cultura e a criatividade podem desempenhar na requalificação e desenvolvimento das cidades. Neste quadro, o presente artigo utiliza a análise de redes sociais (ARS) com vista a investigar não só o impacto decorrente da requalificação física, mas também o papel desempenhado pelas redes de conhecimento e de apoio no contexto da economia criativa urbana. Embora o método não seja novo, a sua adoção pelos estudiosos deste tema tem sido pouco significativa. Tomando como exemplo o estudo levado a cabo em Newcastle‑Gateshead e na região do Nordeste da Inglaterra, que investigou as redes e as relações existentes entre as indústrias criativas, o trabalho que aqui se apresenta visa trazer a este debate um contributo metodológico e teórico. Os resultados evidenciam a importância das redes de conhecimento e de apoio no campo das indústrias criativas, apontando para a necessidade de adotar uma abordagem baseada nas redes pessoais para compreender cabalmente quem são os atores‑chave de um dado sistema local e de que modo eles interagem. Longe de restringir ao plano empresarial as interações baseadas no conhecimento, o artigo mostra, além disso, a importância das interligações com os setores público e sem fins lucrativos.
Referência(s)