
O léxico sob perspectiva: contribuições da Lexicologia para o ensino de línguas
2012; UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português
10.14393/dl12-v6n1a2012-12
ISSN1980-5799
AutoresMiriam Queiroz de Farias Guerra, Karylleila dos Santos Andrade,
Tópico(s)Lexicography and Language Studies
ResumoO presente artigo foca a questão do léxico no ensino de língua, baseando-se nos estudos advindos da área de conhecimento da Lexicologia. Buscamos refletir sobre o ensino do léxico e alguns pontos fundantes da Lexicologia. Parte-se do princípio de que o ensino de língua, em especial o ensino de língua materna, tem presenciado um cenário de fracasso escolar, mostrado pelos índices educacionais nacionais. Isto tem sido fato propulsor para se pensar sobre um panorama de transformação para o ensino. Tanto estudiosos quanto documentos oficiais que tratam da educação básica têm pensado no ensino com perspectiva de mudanças. A Lexicologia, enquanto área do conhecimento que trata diretamente da língua, pode contribuir para a melhoria da qualidade do ensino de língua, em especial, o de língua portuguesa.
Referência(s)