Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O léxico sob perspectiva: contribuições da Lexicologia para o ensino de línguas

2012; UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português

10.14393/dl12-v6n1a2012-12

ISSN

1980-5799

Autores

Miriam Queiroz de Farias Guerra, Karylleila dos Santos Andrade,

Tópico(s)

Lexicography and Language Studies

Resumo

O presente artigo foca a questão do léxico no ensino de língua, baseando-se nos estudos advindos da área de conhecimento da Lexicologia. Buscamos refletir sobre o ensino do léxico e alguns pontos fundantes da Lexicologia. Parte-se do princípio de que o ensino de língua, em especial o ensino de língua materna, tem presenciado um cenário de fracasso escolar, mostrado pelos índices educacionais nacionais. Isto tem sido fato propulsor para se pensar sobre um panorama de transformação para o ensino. Tanto estudiosos quanto documentos oficiais que tratam da educação básica têm pensado no ensino com perspectiva de mudanças. A Lexicologia, enquanto área do conhecimento que trata diretamente da língua, pode contribuir para a melhoria da qualidade do ensino de língua, em especial, o de língua portuguesa.

Referência(s)
Altmetric
PlumX