Mito e justiça na tragédia Agamêmnon de Ésquilo
2014; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 5; Issue: 2 Linguagem: Inglês
ISSN
2177-3807
AutoresEmanoel de Almeida Rufino, Eduardo de Almeida Rufino,
Tópico(s)Classical Philosophy and Thought
ResumoEsquilo (525-426 a.C.) parece querer enfatizar na peca Agamemnon , primeira obra da trilogia chamada Oresteia (dramatizada em 458 a.C), o que se erige como manifestacao da Justica nas relacoes humanas especificamente no mundo arcaico, a saber, a intervencao dos deuses atraves do principio da themis (qe/mij), e o que, por entrar em contradicao com os pressupostos politicos da cidade-estado, ira inaugurar um conceito e pratica da Justica que se manifestara de modo mais objetivo, imparcial e imanente a realidade humana, atraves da constituicao da pratica do Direito, por sua vez fundado numa etica (conjunto de regras do costume, convencionadas pelos cidadaos e vigiadas pela lei). Como a polis (po/lij) e uma instituicao humana, e, portanto, organizada por convencao coletiva, era preciso descartar o primado das leis divinas, porque, em principio, elas se pretendem imutaveis e irrevogaveis. Ora, se nada fosse feito a esse respeito e se a arcaica tradicao mitico-religiosa permanecesse influenciando a formulacao das novas normas do comportamento coletivo, mesmo que as leis classicas fossem feitas, as leis antigas subsistiriam nelas, por mais contradicao que houvesse. Destarte, este estudo visa analisar na peca Agamemnon de Esquilo, a introducao de um pensamento tambem explorado nas duas outras pecas da trilogia Oresteia ( Coeforas e Eumenides ), que promove a consciencia que e imprescindivel buscar principios legais que solucionem estados de aporia paradoxais (envolvendo o personagem Orestes devido os fatos acontecidos com seu pai, o rei micenico Agamemnon), aporia que parece ter sito utilizada por Esquilo para enfatizar a urgencia com que se devia consolidar a mudanca do paradigma da justica, porque do contrario, a ordem da cidade ficaria comprometida, ja que a clareza do Direito garantiria tanto o bom funcionamento das relacoes interpessoais, quanto possibilitaria um melhor controle dos cidadaos, por parte do Estado. Aeschylus (525-426 BC) seems in the Agamemnon tragedy - first play of the trilogy called Oresteia (dramatized in 458 BC) – to emphasize both what erected itself as a manifestation of justice in human relations specifically in the archaic world, namely the intervention of the gods through the principle of Themis (qe/mij), and what, contradicting the political assumptions of the city-state, will inaugurate a concept and practice of justice that will manifest itself in a more objective, impartial and immanent to human reality, through the establishment of the practice of law, in turn based on an ethic (set of custom rules, agreed upon by citizens and supervised by law). Considering that polis (p/olij) is a human institution, and therefore organized by the collective agreement, it was necessary to discard the primacy of divine law, because in principle they intend to be immutable and irrevocable. Well, if nothing was done about this subject and if the archaic mythical-religious tradition remains influencing the formulation of new collective behavior, even though the classical laws were done, the old laws replaced them, even though there was contradiction. Thus, this study aims to examine in the Aeschylus's Agamemnon tragedy, the introduction of a thought also explored in other two parts of the Oresteia trilogy (Libation Bearers and Eumenides), which promotes awareness that is essential to seek legal principles that solve paradoxical aporia states (involving Orestes character on account for events that happened to his father, the Mycenaean Agamemnon king). Aporia that has been used by Aeschylus to emphasize the urgency in which it should consolidate the changing of justice paradigm because otherwise, the order of the city would compromised, since the clarity of the Law would ensure both the proper functioning of interpersonal relationships, and it would enable a better control of citizens by the state.
Referência(s)