Artigo Revisado por pares

Música e intersemiose

2004; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO; Volume: 4; Issue: 8 Linguagem: Inglês

ISSN

1982-2553

Autores

José Luiz Martínez,

Tópico(s)

Bach Studies and Logistics Development

Resumo

Trata-se aqui da intersemiose musical em suas principais manifestacoes: cancao, opera, musica para teatro e danca, musica fi­lmica, musica e vi­deo, multimi­dia, hipermi­dia. Na primeira parte deste artigo sao apresentadas as principais formas de articulacao da musica em relacao i s outras artes. Na segunda parte, discutem-se as hipoteses que fundamentam uma possi­vel teoria da intersemiose, tomando como base o pensamento de Charles Peirce e Buckminster Fuller. Finalmente, se apresenta uma analise de duas sequencias dos filmes Jalsaghar, de Satyajit Ray, e Mulholland Drive, de David Lynch. Palavras-chave musica, danca, cinema, intersemiose, multimi­dia, semiotica Abstract The subject matter here is musical intersemiosis in its main actualizations: song, opera, music for theater and dance, film music, and music for video, multimedia and hypermedia. In the first part of this article, the main kinds of articulation between music and the arts are presented. In the second part, the guiding hypothesis of a possible theory of intersemiosis is discussed, as based on the rationale of Charles Peirce and Buckminster Fuller. In addition, it is presented an analysis of two sequences of the films Jalsaghar, by Satyajit Ray, and Mulholland Drive, by David Lynch. Key words music, dance, cinema, intersemiosis, multimedia, semiotics

Referência(s)