
JEAN-JACQUES ROUSSEAU: TREZENTOS ANOS DE UM CAMINHANTE SOLITÁRIO
2012; Volume: 26; Issue: 51 Linguagem: Português
ISSN
1982-596X
AutoresJosé Benedito de Almeida Júnior, Márcio Danelon,
Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoO Conselho Editorial da Revista Educacao & Filosofia tem a enorme satisfacao de apresentar aos leitores deste periodico o dossie Jean-Jacques Rousseau. Esse dossie foi pensado como atividade comemorativa ao terceiro centenario de nascimento de Rousseau (1712-1778). Filosofo, romancista, musico, Rousseau, em suas obras, margeou diversos assuntos. Com profundidade singular, refletiu proficuamente sobre politica, educacao, religiao, musica, etica, constituindo-se num dos principais filosofos da modernidade. Ao instalar-se na esteira dos contratualistas, e tido como um dos precursores da politica moderna, particularmente pela sua obra Contrato Social. Nao somente no campo da politica, mas tambem na educacao, Rousseau e considerado o fundador da Pedagogia moderna, conforme atesta Franco Cambi em Historia da Pedagogia. Entre as principais contribuicoes de Rousseau para a educacao talvez esteja sua inovadora visao da crianca. Segundo Gadotti, e com o Emilio de Rousseau que o entendimento sobre crianca ultrapassa a premissa de toma-la como um adulto em miniatura, para compreender a crianca como um sujeito singular e portador de caracteristicas singulares e distintas daquelas dos adultos. Isso foi, a rigor, decisivo para a constituicao da Pedagogia moderna, em especial para as teorias do desenvolvimento e da aprendizagem. No campo da teoria do conhecimento, estabelece um debate bastante interessante com a tradicao empirista, ao qual propoe um materialismo moderado. Filosofo singular, e um dos maiores expoentes do iluminismo frances, do contratualismo e dos enciclopedistas.
Referência(s)