A Trilogia Rambo: O Cinema e a Guerra Fria

2012; Issue: 06 Linguagem: Português

10.33662/ctp.v0i06.2768

ISSN

2179-2143

Autores

Clara Regina Almeida,

Tópico(s)

Brazilian cultural history and politics

Resumo

A Guerra Fria iniciada logo apos a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) dividiu o mundo em duas visoes antagonicas ate 1991. Neste periodo o mundo se deparou com um clima de tensao nascido das divergencias ideologicas entre EUA e URSS. Este trabalho analisa de que maneira o cinema norte-americano, atraves da Trilogia Rambo, produziu imagens e sugeriu interpretacoes para um conflito marcante deste periodo, a Guerra do Vietna. As fontes privilegiadas deste trabalho sao os tres filmes que compoem a Saga Rambo (1982-1985- 1988), produzidos em plena Guerra Fria. Atraves dos mesmos refletimos sobre de que maneira o cinema norte-americano foi utilizado como ferramenta defensora nao apenas do modo de vida norte- americano, mas tambem como colaborador na sua proposta de intervencoes no mundo. Em todos os filmes Rambo, um soldado-maquina, apresenta contradicoes, ora defendendo, ora criticando a guerra, mas sempre ao lado dos valores e da visao de mundo dos Estados Unidos da America. Palavras-chave: Cinema, Guerra-Fria, Rambo

Referência(s)
Altmetric
PlumX