Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A pesquisa em ensino de Ciências e Matemática no Brasil

2015; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 21; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/1516-731320150020001

ISSN

1980-850X

Autores

Roberto Nardi,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

As decadas de sessenta e setenta do seculo passado parecem ter sido propicias para que pesquisadores brasileiros das areas de Ciencias Exatas e Naturais, apoiados por colegas da Educacao, Psicologia, Historia e Filosofia da Ciencia, bem como outras areas do conhecimento, passassem a se preocupar em estudar mais sistematicamente o ensino e a aprendizagem das Ciencias e da Matematica, conforme mostram estudos que vem sendo divulgados em diversas instâncias (NARDI, 2005, 2007; NARDI; ALMEIDA, 2004).Os fatores que contribuiram para a constituicao da area de Ensino de Ciencias e Matematica no Brasil, bem como as origens e caracteristicas da pesquisa que se faz nesta area, tem sido estudados com base em varios enfoques e referenciais e com o uso de diversas meto -dologias. O vasto conhecimento acumulado na area, fruto de trabalho de matematicos, fisicos, quimicos, biologos e outros profissionais que tem estudado academicamente essas questoes, vem sendo sistematicamente mapeado e analisado por diversos autores (FERES, 2001, 2010; KAWAMURA; SALEM, 2008; LEMGRUBER, 1999; MEGID NETO, 1990, 2014; NARDI; ALMEIDA, 2004, 2007; NARDI; GONCALVES, 2014; SCHENETZLER, 2002; SLONGO, 2004; TEIXEIRA, 2012). Esses pesquisadores tem interlocucao mediante representatividade em secretarias, secoes de ensino ou comissoes especificas de importantes sociedades cientificas tradicionais – como, por exemplo, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciencia (SBPC), Sociedade Brasileira de Fisica (SBF), Sociedade Brasileira de Quimica (SBQ), Sociedade Brasileira de Astronomia (SBA). E orgaos financiadores, como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnologico (CNPq); a Coordenacao de Aperfeicoamento de Pessoal de Nivel Superior (CA-PES); a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e fundacoes de amparo a pesquisa de diversos estados brasileiros, como e o caso da Fundacao de Amparo a Pesquisa no Estado de Sao Paulo (FAPESP), que tem dedicado apoio e financiamento regular para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensao nessa area. As caracteristicas inter ou multidisciplinares que esse tipo de pesquisa demanda fizeram entender, logo cedo, que conhecer profundamente apenas os conteudos das disciplinas de Cien-cias e Matematica nao bastava para se avancar no estudo das particularidades que os processos de ensino e de aprendizagem das Ciencias demandam. Essa preocupacao foi logo sentida por grupos de pesquisadores, que entenderam a necessidade de se dedicarem integralmente a esses estudos, oportunizando o surgimento, nas decadas de oitenta e noventa, de associacoes espe-cificas de ensino, como a Sociedade Brasileira de Educacao Matematica (SBEM), a Sociedade Brasileira de Ensino de Biologia (SBenBio) e a Associacao Brasileira de Pesquisa em Educacao em Ciencias (Abrapec).Desde o inicio tambem, alguns dilemas rondam pesquisadores e professores que atuam na area: devemos estudar ciencias, matematica e tecnologias para formar novos cientistas ou para ‘alfabetizar’ ou ‘aculturar cientificamente’ cidadaos que fazem uso da ciencia em seu cotidiano? A pesquisa nessa area deve ser realizada, ou definida, na academia, ou com o envolvimento de

Referência(s)