
Curtir mais, Pagar menos – Adoção às Compras Coletivas pelo Consumidor Final
2014; Volume: 14; Issue: 2 Linguagem: Português
10.20397/2177-6652/2014.v14i2.607
ISSN2177-6652
AutoresGustavo Hermínio Salati Marcondes de Moraes, Alexandre Cappellozza, Eduardo Flores, Emerson Feitosa Arrais,
Tópico(s)Consumer Retail Behavior Studies
ResumoCom o objetivo de identificar os fatores que levam o cidadao a intencao de utilizar sites de compra coletiva, foi realizado um survey com 224 cidadaos na cidade de Sao Paulo, empregando como base as variaveis de modelos de adocao tecnologica existentes na literatura. A tecnica de analise empregada consistiu no uso de modelagem por equacoes estruturais. Os resultados demonstraram que o Habito e o principal fator de influencia, seguido da Percepcao de Seguranca, Beneficio Percebido e Influencia Social. A pesquisa apresenta contribuicoes academicas e para o mercado. Em termos academicos, apresentou elevados valores preditivos para uma nova modalidade de negocios. Para o mercado, os resultados podem auxiliar os gestores a conhecer melhor os principais pontos a considerar para que os clientes tenham a intencao e efetivamente utilizem as promocoes das compras coletivas, mitigando eventuais problemas de adocao com um maior entendimento sobre seus clientes.
Referência(s)