Professores de música nas escolas públicas de ensino fundamental e médio: uma ausência significativa

2014; Volume: 10; Issue: 7 Linguagem: Português

ISSN

2358-033X

Autores

Maura Penna,

Tópico(s)

Music Education and Analysis

Resumo

Este trabalho analisa a educacao musical nas escolas de ensino fundamental e medio, tomandocomo base os dados de pesquisas de campo, realizadas entre 1999 e 2002, junto aos professoresresponsaveis pelas aulas de Arte nas escolas publicas da Grande Joao Pessoa, PB. Os dados dapesquisa apontam que, nesse universo, a musica nao esta conseguindo ocupar com eficiencia o espacoque poderia ter na educacao basica, atuando para ampliar o alcance e a qualidade da vivencia musicaldos alunos: e bastante elevado o indice de professores com formacao em Educacao Artistica, masextremamente reduzido o numero de professores com habilitacao em musica. Discutimos como isso serelaciona a falta de um compromisso claro com a escola regular, o que se reflete tanto na formacao doprofessor quanto na falta de propostas pedagogicas e metodologicas adequadas para esse contextoescolar e suas necessidades proprias.

Referência(s)