Artigo Acesso aberto Produção Nacional

INDICADORES SOCIAIS INTERNOS E A GERAÇÃO DE VALOR ADICIONADO: UMA ANÁLISE DA RELAÇÃO DO BALANÇO SOCIAL E DA DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO EM BANCOS BRASILEIROS

2015; UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE; Volume: 1; Issue: 2 Linguagem: Português

10.18696/reunir.v1i2.34

ISSN

2237-3667

Autores

Silvane Maria Taiarol, Simone Letícia Raimundini, Ariel Behr,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

A divulgação de informações sobre a responsabilidade social corporativa tem aumentado substancialmente nas últimas décadas. O Balanço Social e a Demonstração do Valor Adicionado têm sido as demonstrações mais utilizadas para evidenciar tanto informações qualitativas quanto quantitativas desta natureza. O conceito que está subjacente nestas demonstrações é que o lucro de uma organização empresarial pertence a diversos grupos de interesse, e que os indicadores sociais internos e o valor adicionado distribuído estão relacionados. O objetivo desse artigo é analisar e comparar a evolução do investimento social interno, valor adicionado gerado e receita operacional e líquida bem como verificar se os investimentos sociais internos contribuem para o aumento da receita e do valor adicionado das organizações bancárias brasileiras, no período de 2000 a 2009. Os dados foram coletados em painel e analisados qualitativamente (análise horizontal e de valores relativos) e quantitativamente (correlação e regressão). Os resultados apontam alta correlação e alta regressão do investimento social interno com a geração e a distribuição de riqueza, bem como, da receita operacional e líquida. Esse resultado corrobora com análise qualitativa, ou seja, o aumento do investimento social interno proporciona aumento no valor adicionado gerado, logo no valor adicionado distribuído aos funcionários. A principal conclusão é que os gastos com pessoal é um dos elementos para aumentar as receitas e gerar riqueza para as organizações bancárias atendendo a Teoria Patrimonial da Empresa.

Referência(s)