Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Casa Valéria Cirell e o nacional-popular

2014; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 21; Issue: 35 Linguagem: Português

10.11606/issn.2317-2762.v21i35p118-138

ISSN

2317-2762

Autores

Edite Galote Carranza,

Tópico(s)

Literature, Culture, and Criticism

Resumo

Decorridos mais de vinte anos da morte da arquiteta italiana, naturalizada brasileira, Achillina di Enrico Bo Bardi (Lina Bo), seu trabalho continua presente e despertando interesse de artistas, arquitetos e pesquisadores, nacionais e internacionais. As recentes exposições “O interior está no exterior”, na Casa de Vidro, de curadoria do suíço Hans Ulrich Obrist, e a “Sesc Pompeia: 30 anos”, com a reedição de “Cidadela da Liberdade: Lina Bo Bardi e o Sesc Pompeia”; os livros “Sutis substâncias da Arquitetura”, de O. Oliveira, decorrente de pesquisa de doutorado sobre a obra da arquiteta, e “Lina por escrito: Textos escolhidos de Lina Bo Bardi”, organizado por S. Rubino e M. Grinover; ou, ainda, o nome da arquiteta citado sete vezes no prefácio de J. M. Montaner ao livro “Brasil: Arquiteturas após 1950” confirmam o interesse e sinalizam que ainda há muito a ser investigado em seu trabalho de crítica, design, cenografia e Arquitetura, repleto de subjetividade artística, ideais e filosofia de fundo. Entre suas obras arquitetônicas, a Casa Valeria Cirell, 1958, em São Paulo, merece atenção especial, embora seja menos lembrada que o Masp ou o Sesc Pompeia, dois exemplos de sucesso de público e crítica. Este artigo tem como objetivo analisar a casa e sua estreita relação com o conceito de nacional-popular, a fim de iluminar o entendimento da obra, a qual é um exemplar de sua Arquitetura alternativa ao status quo, bem como outras atividades da arquiteta, por estarem intimamente relacionadas às transformações socioculturais brasileiras e à “filosofia da práxis” de Antonio Gramsci.

Referência(s)