Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Classe C e o Fenômeno Social TV no Brasil

2015; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO; Volume: 17; Issue: 3 Linguagem: Português

10.20946/rad.v17i3.19143

ISSN

2178-0080

Autores

Breno de Paula Andrade Cruz,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Por meio de um estudo de caso qualitativo este artigo apresenta as mudanças estratégicas da Rede Globo entre 2011 e 2013 a partir da análise da (i) Classe C e (ii) do fenômeno Social TV. Em relação ao percurso metodológico adotado, trabalhou-se com a Netnografia na coleta de dados. Na categorização dos dados, três formatos de programas evidenciam as mudanças na programação da emissora, quais sejam: (i) novelas, (ii) programas e realities shows e (iii) humorísticos e mini-séries. Estas dimensões corroboram o entendimento da mudança de foco para se aproximar dos telespectadores e a importância do fenômeno Social TV.

Referência(s)