Artigo Acesso aberto Produção Nacional

ENSINO DE EMPREENDEDORISMO: UTILIZAÇÃO DO BUSINESS MODEL GENERATION

2015; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 12; Issue: 1 Linguagem: Português

10.11606/rai.v12i1.100311

ISSN

1809-2039

Autores

Patrícia Viveiros de Castro Krakauer, Maria Cecília Galante Porto, Claudio Soares de Moura e Oliveira, Martinho Isnard Ribeiro de Almeida,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

O presente estudo procurou descrever como utilizar o Business Model Generation em aulas de empreendedorismo, objetivando apresentar a metodologia utilizada para aplicar o modelo em sala de aula e a percepção dos alunos sobre o uso de um modelo prático durante o aprendizado. A fundamentação teórica realizada versou sobre o modelo em si e seus antecedentes, sendo na sequência descrita a aplicação do Business Model Generation na disciplina de empreendedorismo na Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo. Foi realizada uma pesquisa qualitativa com os grupos de alunos, no total de quatorze, verificando-se que os mesmos aprovaram a iniciativa, sendo ressaltados pontos fortes e fracos da utilização do modelo em sala de aula. Além disso, apresentou-se a percepção dos docentes sobre a utilização do modelo. Trata-se de um estudo descritivo, qualitativo, considerado como um caso de ensino. Poderá contribuir com docentes de graduação na decisão de utilizar o modelo em sala de aula, além de promover o início de pesquisas de temas relacionados ao modelo, uma vez que ainda são poucos os esforços acadêmicos realizados nesse sentido.

Referência(s)