Comunicação Organizacional e investimentos em sustentabilidade
2011; OberCom (Observatorio da Comunicação); Volume: 5; Issue: 4 Linguagem: Português
10.15847/obsobs542011466
ISSN1646-5954
AutoresRenata Suely de Freitas, Raquel Lobão,
Tópico(s)Media and Communication Studies
ResumoFundamentado numa perspectiva teorica comunicacional e de cultura das organizacoes de autores como Eisenberg (1997), Elkington (1999) e Putnam (2004), este artigo tem como objetivo analisar a producao de comunicacao organizacional a partir das suas iniciativas sobre sustentabilidade da organizacao. O trabalho parte de conceitos teoricos sobre os temas que regem a comunicacao organizacional e se estende a um estudo de caso junto a um grupo selecionados de empresas portuguesas do ramo alimenticio. Neste sentido, a metodologia aplicada tem como base a coleta de dados oficiais junto a este grupo de organizacoes, alem de descrever e interpretar: (1) os meios e as estrategias escolhidas para comunicar sobre sustentabilidade para seus publicos-alvo, (2) o sistema de avaliacao adotado para averiguar a eficiencia de tais meios, (3) a visao organizacional sobre a importância dos meios de comunicacao no contexto de sustentabilidade. Pretende-se averiguar se estas organizacoes portuguesas sabem explorar o potencial comunicativo dos meios, se encontram dificuldades em avaliar sistematicamente a eficiencia do processo comunicacional e, por ultimo, se ha consciencia da importância da comunicacao organizacional integrada e do diferencial de sustentabilidade como vantagem competitiva, e consequentemente, como estrategia comunicacional. Temos como objetivos reunir conceitos classicos e modernos sobre comunicacao organizacional e investigar como se utilizam as informacoes sobre sustentabilidade junto aos stakeholders, principalmente funcionarios, acionistas e consumidores.
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