Artigo Revisado por pares

O Ofício Acadêmico: Singular ou Plural? Réplica a: “A Carne e os Ossos do Ofício Acadêmico”, de M. Ester de Freitas

2007; UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA; Volume: 14; Issue: 43 Linguagem: Português

ISSN

1984-9230

Autores

António Virgílio Bittencourt Bastos,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

O ensaio ´A carne e os ossos do oficio academico´ e um convite aberto a importantes reflexoes para todos os envolvidos nos fazeres que configuram a vida academica. Instigante, o texto levanta as multiplas faces de uma ocupacao tao central a vida da sociedade, pelo potencial de geracao de novos conhecimentos, tecnologias e, sobretudo, formacao de novas geracoes de profissionais e de cidadaos. O fazer academico, especialmente nessa dimensao mais pessoal e que considera o contexto atual de transformacao do mundo do trabalho, nao e objeto de intenso interesse reflexivo e, menos ainda, investigativo pelo proprio professor/academico. Olhamos mais para o mundo de fora com seus problemas tao complexos a desafiar a nossa curiosidade e busca de respostas e menos para as caracteristicas deste cotidiano que molda as nossas relacoes com o trabalho, com os colegas, com as instituicoes e com a sociedade. Olhar a carreira academica, buscando trazer a luz os ‘motivos de gozo assim como as armadilhas, desafios e mal-estares’ e o objetivo central do ensaio. Nesse sentido, o texto permite a construcao de dialogos nas multiplas dimensoes que aborda. Nos tres segmentos em que se estrutura, o ensaio nos convida a pensar sobre as escolhas que conduzem a carreira academica, sobre as satisfacoes que dela pode-se obter e, na conclusao, sobre o ritmo de vida e o volume de tensoes desse oficio que, por sua magnitude, tem se constituido em seria ameaca a saude dos seus atores. O texto, no seu conjunto, instiga muitas diferentes perspectivas para se dialogar com a autora. O contraponto aqui construido ancora-se no meu olhar de pesquisador que vem se dedicando a compreender os vinculos que unem as pessoas aos seus trabalhos, as suas organizacoes, bem como as implicacoes desses vinculos para o trabalho, para as organizacoes e para os proprios sujeitos. Assim, este texto se estrutura a partir de um conjunto de questoes que buscam, em essencia, delimitar de que oficio academico a autora esta falando. A quem se aplica esse conjunto de ideias? Em que nivel elas podem ser generalizadas? Em principio, busco destacar que o ‘oficio academico’ constitui um mosaico heterogeneo quando se consideram a complexidade e a diversidade dos contextos institucionais em que se inserem os docentes. Logo, muitas das ideias apresentadas como aplicaveis ao ‘oficio academico’ no seu conjunto, na realidade, talvez caracterizem um segmento especial de academicos. Fazer tais delimitacoes e a essencia do empreendimento cientifico, algo tao central no nosso oficio academico.

Referência(s)