CONSTRUÇÃO PUBLICITÁRIA COMO REFORÇO DO PRECONCEITO RACIAL NO BRASIL
2010; Universidad de Los Hemisferios; Volume: 15; Issue: 72 Linguagem: Inglês
ISSN
1605-4806
Autores Tópico(s)Literature, Culture, and Criticism
ResumoEnglishThis paper aims to discuss how racism, widely debated in the means of communication can be practiced in a subtle way, taking advantage of the publicity discourse that, with the justification that they only reproduce in their creations the feelings or desires latent in the society they are inserted, can strengthen and encourage racist and prejudiced attitudes. The study has taken as a corpus of the discussion a print ad, published in the on board magazine Gol Linhas Aereas and produced by the advertising agency AlmapBBDO. From the ad�s publicity construction it is possible to analyze how racism can be enhanced through apparently harmless advertising constructions. portuguesEste artigo tem como objetivo discutir de que forma o racismo, amplamente debatido nos meios de comunicacao pode ser praticado de forma sutil, aproveitando-se do discurso publicitario que, com a justificativa de que apenas reproduzir em suas criacoes os sentimentos ou desejos latentes na sociedade em que esta inserido, pode reforcar e estimular atitudes preconceituosas e racistas. O estudo tomou como corpus da discussao um anuncio impresso, publicado na revista de bordo Gol Linhas Aereas e produzido pela agencia de publicidade AlmapBBDO. A partir da construcao publicitaria do anuncio e possivel analisar como o racismo pode ser reforcado por meio de construcoes publicitarias aparentemente inofensivas.
Referência(s)