Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Educação popular na América Latina no novo milênio: impactos do novo paradigma

2008; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 4; Issue: 1 Linguagem: Português

10.20396/etd.v4i1.613

ISSN

1676-2592

Autores

Maria da Glória Gohn,

Tópico(s)

Social and Political Issues

Resumo

O trabalho objetiva realizar um balanço da trajetória das ações, práticas e políticas pedagógicas da educação popular na América Latina, nas últimas décadas. Destacam-se as novas tendências, seus fundamentos, as novas áreas temáticas, suas práticas e inovações. Destacam-se também suas inovações no campo da educação não-formal e as articulações com a educação formal. Analisa-se a contribuição e o papel do método de Paulo Freire nesta trajetória. As questões básicas abordadas são: o que mudou no novo paradigma? Como tem interferido, na área da educação popular, as mudanças na economia globalizada e a conjuntura sociopolítica do país e suas políticas sociais de corte neoliberal? Como tem atuado, na educação popular, o setor organizado da sociedade civil, portador de novas formas de associativismo, expressas em Ongs do Terceiro Setor e em novíssimos movimentos sociais? Qual foi o papel do processo de conscientização, previsto na método freireano, no desenvolvimento atual da educação popular na América Latina? Quais são as contribuições e perspectivas para a educação popular para o novo milênio?

Referência(s)