
Apontamentos para a crítica do projeto neoliberal de sociedade e de educação: a realização (Parte II)
2008; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 3; Issue: 2 Linguagem: Português
10.20396/etd.v3i2.607
ISSN1676-2592
AutoresAdriana Almeida Sales de Melo,
Tópico(s)Social and Political Issues
ResumoComo parte da pesquisa de doutorado intitulada “A mundialização da educação. O projeto neoliberal de sociedade e de educação no Brasil e na Venezuela”; este texto procura explorar a hipótese de que existe um projeto neoliberal de sociedade e de educação que se consolida de formas específicas, no Brasil, na América Latina e no mundo, como elemento de um processo de mundialização do capital, modificando nossas vidas e interferindo no planejamento e realização de nossas políticas educacionais. Consideramos neste texto: a) a forma que toma a crítica ao neoliberalismo; b) o contexto político, econômico e social da origem, do nascimento do pensamento neoliberal – e porque o qualificamos como projeto; c) a sua fase de latência no cenário mundial, no quarto de século pós-guerra, auge do período fordista, quando o keynesianismo se consolida e o welfare state se instala em diversos países; d) e sua consolidação, como renascimento, no contexto de uma nova divisão internacional do trabalho, a partir dos anos 70, em vários países. Este texto também investiga a realização das reformas político-econômicas dirigidas por organismos internacionais e multilaterais, criados pelo Acordo de Bretton Woods, e também pela ONU, a partir do pós-guerra, procurando situar sua ação paradigmática nas reformas econômicas e sociais, instituídas e implantadas na América Latina, a partir dos anos 70. Perguntamos aqui qual a sua relação com este projeto renovado de liberalismo num contexto de mundialização do capital; já que o neoliberalismo se constituiu especificamente contra esse consenso keynesiano.
Referência(s)