Physlets e Open Source Physics para professores e estudantes portugueses

2013; Volume: 25; Issue: 25 Linguagem: Português

ISSN

1646-401X

Autores

Paulo Simeão Carvalho, Wolfgang Christian, Mario Belloni,

Tópico(s)

Educational Tools and Methods

Resumo

Hoje em dia, muitos professores utilizam, na sua pratica letiva, software educativo para o ensino da Fisica. Muito desse software resulta em aplicacoes multimedia, de onde se destacam as simulacoes e os videos educativos. Apesar da qualidade dos materiais disponiveis na internet, um dos problemas com que os professores se deparam e, com frequencia, a ausencia de sugestoes de exploracao didatica adequadas, que tornem o uso desses recursos em verdadeiras ferramentas de ensino interativo. Por Ensino Interativo, referimo-nos a “todo o ensino elaborado para promover a aprendizagem conceptual atraves do envol- vimento interativo dos alunos, em atividades de raciocinio (sempre) e praticas (habitualmente), que conduzam a um feedback imediato atraves da discussao entre os alunos e/ou o professor” (Hake, 1998). Neste contexto, o uso da modelacao matematica associada quer ao algoritmo por detras das simulacoes, quer a analise dos dados recolhidos a partir daquela, constitui uma mais-valia na aprendizagem conceptual dos alunos que raramente e contemplada pelos programas nacionais e consequentemente, pelos professores. Neste trabalho sao apresentados dois projetos (Physlets e Open Source Physics) de producao de materiais interativos, acessiveis atraves da Web e que atualmente podem ser utilizados pelos estudantes e professores portugueses. Palavras-chave: simulacoes; biblioteca digital; Physlets; Open Source Physics; modelacao de video.

Referência(s)