Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A musicalização (ritmo-som-corporeidade) como intervenção neurocognitiva de habilidades matemáticas

2015; UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português

10.26843/rencima.v6i1.1036

ISSN

2179-426X

Autores

Hérica Cambraia Gomes, Ana Lúcia Manrique,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

Estratégias pedagógicas utilizadas pelo educador são estímulos que reorganizam o desenvolvimento do sistema nervoso, atuando nas transformações neurobiológicas que produzem aprendizagem. A partir da relação das habilidades neurocognitivas típicas da educação matemática (contagem, seriação e complementaridade) com o processo de musicalização, foram observados avanços positivos no desenvolvimento do conceito numérico e nas funções executivas (atenção e memória). Este texto descreve primícias de investigação do doutoramento acerca da abordagem neurocognitiva de intervenção da musicalização para o ensino de matemática, tomando-se como fio condutor, a neurociência. Para esta identificação foram realizadas atividades de musicalização (ritmo-som-corporeidade) com alunos da primeira série do ensino fundamental e observado o relato da professora regente.

Referência(s)