
MÍDIA E IDENTIDADE – O REGIONAL NO JORNAL NACIONAL
2012; UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL; Issue: 1 Linguagem: Português
10.17058/rjp.v0i1.2870
ISSN2237-048X
AutoresNairo Luiz Orlandi, Carolina Junqueira Lopes, Ângela Cristina Trevisan Felippi, Fabiana Piccinin,
Tópico(s)Media and Communication Studies
ResumoO artigo se propõe a discutir como o telejornal mais antigo e de maior audiência do Brasil, o Jornal Nacional, da Rede Globo de Televisão, constrói, por meio de suas notícias, a realidade brasileira e, desta forma, contribui para a construção de identidades sobre as distintas regiões do Brasil. Toma-se, particularmente, o caso das regiões do Rio Grande do Sul para um olhar mais atento. Compreende-se a construção de identidade na mídia como estreitamente relacionada aos processos de visibilidade pública e de construção de sentidos ofertados pelo jornalismo de televisão sobre as regiões e suas populações. No artigo, busca-se estabelecer uma relação entre as implicações de determinada produção de sentidos e o processo de desenvolvimento. Tomam-se as teorias dos estudos culturais e da análise do discurso como base reflexiva para a discussão feita por meio de pesquisa bibliográfica.
Referência(s)