Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Cruzar o mar na formação e na ação: narrativas de professores portugueses e brasileiros

2015; Volume: 33; Issue: 1 Linguagem: Português

10.24933/horizontes.v33i1.171

ISSN

2317-109X

Autores

Silvia Maria Medeiros Caporale, Teresa Sarmento,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

A mobilidade de pessoas entre países é muito comum nos dias de hoje, e ao movimentarem-se as pessoas levam consigo saberes, experiências e propósitos. Assim acontece com alguns professores que fazem a sua formação no Brasil e mais tarde exercem a docência em Portugal; assim acontece também com professores que se formam em Portugal e desenvolvem a sua ação docente no Brasil. É neste caminho de ida e volta que, no contato direto com professoras que fizeram estas viagens, procuramos analisar como as mesmas mobilizam para as suas narrativas os seus saberes e experiências para se desenvolverem como profissionais e darem as melhores respostas aos seus alunos, em países que as acolhem após esse período formativo. As conclusões apontam para um amplo conjunto de indicadores da identidade de ser professor, como, a interação ser a base de toda a ação educativa, a riqueza que o cruzamento de saberes e experiências proporciona e a pertinência da contextualização educativa.

Referência(s)