
Cruzar o mar na formação e na ação: narrativas de professores portugueses e brasileiros
2015; Volume: 33; Issue: 1 Linguagem: Português
10.24933/horizontes.v33i1.171
ISSN2317-109X
AutoresSilvia Maria Medeiros Caporale, Teresa Sarmento,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoA mobilidade de pessoas entre países é muito comum nos dias de hoje, e ao movimentarem-se as pessoas levam consigo saberes, experiências e propósitos. Assim acontece com alguns professores que fazem a sua formação no Brasil e mais tarde exercem a docência em Portugal; assim acontece também com professores que se formam em Portugal e desenvolvem a sua ação docente no Brasil. É neste caminho de ida e volta que, no contato direto com professoras que fizeram estas viagens, procuramos analisar como as mesmas mobilizam para as suas narrativas os seus saberes e experiências para se desenvolverem como profissionais e darem as melhores respostas aos seus alunos, em países que as acolhem após esse período formativo. As conclusões apontam para um amplo conjunto de indicadores da identidade de ser professor, como, a interação ser a base de toda a ação educativa, a riqueza que o cruzamento de saberes e experiências proporciona e a pertinência da contextualização educativa.
Referência(s)