Artigo Produção Nacional

Gênero e Diversidade na Escola: reflexões acerca da formação continuada sobre assuntos da diversidade sexual

2012; Volume: 27; Issue: 88 Linguagem: Português

10.21527/2179-1309.2012.88.6-34

ISSN

2179-1309

Autores

Célia Regina Rossi, Carla Ariela Rios Vilaronga, Osmar Arruda Garcia, Maria Teresa Oliveira Lima,

Tópico(s)

Race, Identity, and Education in Brazil

Resumo

Este artigo tem como objetivo problematizar relatos trazidos pelos/as professores/as dos anos iniciais da escola publica, no âmbito da formacao no curso Genero e Diversidade na Escola (GDE), no que se refere aos preconceitos de: genero e diversidade sexual. O curso de formacao GDE, foi oferecido em 2009 e 2010, pela Universidade Aberta do Brasil (UAB), em convenio firmado com a Universidade Estadual Paulista (UNESP). No Estado de Sao Paulo os polos de formacao foram distribuidos em 09 municipios. O curso GDE se inseriu na modalidade de formacao continuada de professores/as da educacao basica de escolas publicas, de forma semipresencial. O curso foi dividido em 05 modulos tematicos: diversidade, genero, sexualidade e orientacao sexual, raca/etnia. Neste artigo analisamos os memoriais escritos pelos/as professores/as participantes do 1o curso GDE nos quais apontam o aprendizado vivido ao longo do curso. O polo da cidade de Jau, interior do estado de Sao Paulo foi o selecionado para as analises apresentadas. Como resultado, obtiveram-se varios relatos sobre conflitos resultantes da dissonância das crencas pessoais e das responsabilidades profissionais; o envolvimento da historia de vida dos/as professores/as em sua atuacao escolar (subjetividades); a transposicao dos equivocos conceituais construidos fora da escola para seu interior, entre outros aspectos discutidos nas analises aqui apresentadas. Foi possivel perceber que o curso conseguiu desestabilizar esses/as professores/as, permitindo que questionem algumas de suas certezas. Foi explicito pelo grupo de participantes a dificuldade em mudar e transformar conceitos e preconceitos internalizados sobre diversidade sexual e genero. Concluimos que o curso possibilitou aos educadores/as entrar em contato com questoes contemporâneas, uma reflexao sobre suas posturas e concepcoes de educacao, o que contribuira, talvez, para transformar suas praticas dentro da escola, possibilitando novos questionamentos e olhares sobre a questao da sexualidade.

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