
Gênero e Diversidade na Escola: reflexões acerca da formação continuada sobre assuntos da diversidade sexual
2012; Volume: 27; Issue: 88 Linguagem: Português
10.21527/2179-1309.2012.88.6-34
ISSN2179-1309
AutoresCélia Regina Rossi, Carla Ariela Rios Vilaronga, Osmar Arruda Garcia, Maria Teresa Oliveira Lima,
Tópico(s)Race, Identity, and Education in Brazil
ResumoEste artigo tem como objetivo problematizar relatos trazidos pelos/as professores/as dos anos iniciais da escola publica, no âmbito da formacao no curso Genero e Diversidade na Escola (GDE), no que se refere aos preconceitos de: genero e diversidade sexual. O curso de formacao GDE, foi oferecido em 2009 e 2010, pela Universidade Aberta do Brasil (UAB), em convenio firmado com a Universidade Estadual Paulista (UNESP). No Estado de Sao Paulo os polos de formacao foram distribuidos em 09 municipios. O curso GDE se inseriu na modalidade de formacao continuada de professores/as da educacao basica de escolas publicas, de forma semipresencial. O curso foi dividido em 05 modulos tematicos: diversidade, genero, sexualidade e orientacao sexual, raca/etnia. Neste artigo analisamos os memoriais escritos pelos/as professores/as participantes do 1o curso GDE nos quais apontam o aprendizado vivido ao longo do curso. O polo da cidade de Jau, interior do estado de Sao Paulo foi o selecionado para as analises apresentadas. Como resultado, obtiveram-se varios relatos sobre conflitos resultantes da dissonância das crencas pessoais e das responsabilidades profissionais; o envolvimento da historia de vida dos/as professores/as em sua atuacao escolar (subjetividades); a transposicao dos equivocos conceituais construidos fora da escola para seu interior, entre outros aspectos discutidos nas analises aqui apresentadas. Foi possivel perceber que o curso conseguiu desestabilizar esses/as professores/as, permitindo que questionem algumas de suas certezas. Foi explicito pelo grupo de participantes a dificuldade em mudar e transformar conceitos e preconceitos internalizados sobre diversidade sexual e genero. Concluimos que o curso possibilitou aos educadores/as entrar em contato com questoes contemporâneas, uma reflexao sobre suas posturas e concepcoes de educacao, o que contribuira, talvez, para transformar suas praticas dentro da escola, possibilitando novos questionamentos e olhares sobre a questao da sexualidade.
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