Gestão do conhecimento organizacional: uma abordagem nas prestadoras de serviços contábeis

2011; Volume: 2; Issue: 2 Linguagem: Português

ISSN

2178-4833

Autores

Gessy Dhein Oliveira, Deyvison de Lima Oliveira, Elizângela Maria Oliveira Custódio, Estela Pitwak Rossoni,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

Este artigo objetiva identificar elementos que caracterizem a gestao do conhecimento organizacional pelos gestores de organizacoes prestadoras de servicos contabeis no municipio de Vilhena (RO), tomando como unidade de analise os colaboradores internos. A metodologia utilizada foi o Estudo de Casos multiplos. Para coleta de dados, empregou-se questionario estruturado – em entrevista pessoal com os gestores. A definicao dos casos foi de forma aleatoria. Ao final da pesquisa verificou-se que ha uma grande preocupacao dos gestores em terem colaboradores bem formados e informados; que os colaboradores recebem incentivos financeiros e morais por compartilhar novas ideias que tragam beneficios para a organizacao; que existe uma preocupacao por parte das organizacoes em gerenciar os conhecimentos de seus colaboradores, para que os mesmos sejam motivados a atualizacao constante e uma preocupacao com o crescimento de seus conhecimentos profissionais, tendo um colaborador mais comprometido com as solucoes que a organizacao pode fornecer aos seus clientes.

Referência(s)