A EMOÇÃO NA ARQUITETURA COMERCIAL
2015; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 3; Issue: 2 Linguagem: Português
ISSN
2447-2476
AutoresMônica Tumelero, Adriana Diniz Baldissera,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoEste artigo agrega, ao ensino e aos projetos de arquitetura comercial, uma leitura sobre a emocao sob o ponto de vista das marcas emocionais e da percepcao sensorial, e a aplicabilidade desses conceitos para criar projetos de arquitetura comercial com forte capacidade de induzir as vendas. O texto se apoia em conceitos do branding3 emocional para ajudar a compreender que, quando uma marca ou arquitetura emprega em seu produto uma emocao que tem significado para as pessoas ela cria um vinculo com essas pessoas e vende mais. Identifica alguns caminhos que nos levam a desvendar significados e aponta quando o seu uso pode limitar a inovacao. Estuda a existencia de determinantes emocionais universais, e como eles sao usados pelas marcas para estabelecer significados ou se conectar aos significados que fazem sentido para as pessoas. Compreende que, nao apenas estimulos visuais, mas tambem outros estimulos sensoriais podem ser usados para criar emocoes que promovam a compra. Isso vem de encontro ao conceito de arquitetura sensorial, uma arquitetura que considera todos os sentidos e nao apenas o visual. O que interessa e a sensacao da pessoa no ambiente, isso integra a percepcao auditiva, visual, tatil, olfativa e gustativa. Analisa se existem mecanismos de convencimento emocional do branding emocional aplicados na marca e no projeto do ponto de venda da Loja Hering do Patio Shopping Chapeco, e quais as estrategias presentes no projeto e usadas na loja utilizam a percepcao para induzir o cliente a compra. Por fim conclui que, a Hering e uma marca que se expressa atraves de determinantes emocionais, usa significados e sensacoes tateis, visuais e auditivas para atrair e se conectar com ao cliente. A adocao coordenada deste tipo de estrategias aliada a qualidade dos produtos, pode ter sido determinante para que essa empresa ganhasse mercado se tornando tao popular. Palavras-chave: Arquitetura. Vendas. Arquitetura sensorial. Branding emocional. Interiores.
Referência(s)