
Em direção a Educação Ubíqua: aprender sempre, em qualquer lugar, com qualquer dispositivo
2008; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 6; Issue: 2 Linguagem: Português
10.22456/1679-1916.14492
ISSN1679-1916
AutoresDébora Nice Ferrari Barbosa, Dirléia Fanfa Sarmento, Jorge Luís Victória Barbosa, Cláudio Fernando Resin Geyer,
Tópico(s)Mobile Learning in Education
ResumoA computação ubíqua visa atender pró-ativamente às necessidades dos usuários, atuando de forma invisível (background). Este cenário permite o desenvolvimento de ambientes voltados à educação ubíqua, onde a mobilidade do aprendiz e a percepção dos elementos que estão em seu entorno (contexto) são parte do processo educativo. Esse trabalho apresenta o GlobalEdu, uma infra-estrutura para suporte a processos educacionais direcionado à educação ubíqua. O sistema é composto de Módulos Educacionais e de um Agente Pedagógico, que acompanha o aprendiz, assistindo on processo educacional, independente do dispositivo de acesso. O modelo foi integrado ao ambiente ubíquo LOCAL e os resultados obtidos mostram a viabilidade da proposta.
Referência(s)