En búsqueda de un interlocutor político: entre negociaciones y pruebas de justicia. El conflicto sindical-docente en Argentina (1987-88)
2014; UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE; Issue: 37 Linguagem: Português
10.22409/antropolitica2014.0i37.a265
ISSN2179-7331
Autores Tópico(s)Latin American socio-political dynamics
ResumoEste artigo analisa as diferentes formas em que os atores executam durante um conflito. Em alguns casos, tomar o caminho da forca, enquanto outros estao procurando provas legitimas desenhar. Nossa analise do sindicalismo de professores na Argentina e executada entre 1987 e 1998, onde ha uma substituicao de sua identidade: de uma matriz liberal-socialista a uma peronista. Na primeira parte do artigo explora a relacao entre a politica sindical geral do governo e, especificamente, a sua aplicacao ao ensino. A segunda e a analise da alocacao, desenvolvimento e consequencias do Congresso da Confederacao de Santa Fe (1987), onde a uniao de professores nacionais (CTERA) renovada autoridades . La, observou a intervencao conjunta do governo nacional e a oposicao sindical que visava a construcao de uma nova uniao lideranca e um novo dialogo politico. Finalmente, no terceiro momento analisar a constituicao de uma mesa de negociacao nacional docente. Eles comecam o debate sobre o alcance das demandas de professores e a vontade do governo para dar origem a este debate. Em conclusao, busca-serefletir sobre a coordenacao dificil entre um teste de forca e a prova legitima, observando que estas duas logicas de acao coexistem desconfortavelmente no mesmo conflito.
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