
ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS NA INDÚSTRIA EXPORTADORA DE MADEIRAS: ESTUDO DE CASO DE UMA EMPRESA DO NOROESTE DO MATO GROSSO
2012; UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português
10.30681/ruc.v1i1.599
ISSN2316-8072
AutoresAlexandre Costa Fernandes, Laércio Juarez Melz, Cleiton Franco,
Tópico(s)Global Trade and Competitiveness
ResumoA constante desvalorização do dólar frente ao real vem obrigando os exportadores de madeira tropical a buscarem a compensação no valor de seus produtos na moeda estrangeira, enfrentando muitas vezes resistências e desistências dos consumidores internacionais em relação à madeira brasileira. Foi realizado estudo em uma empresa que consegue manter-se no mercado internacional de madeiras tropicais, verificando cada detalhe que influencia nesta permanência. Utilizou-se de entrevistas semi-estruturadas por pautas aplicadas aos responsáveis por produção, vendas e administrativo, juntamente com levantamento de dados relacionados às exportações do período compreendido entre janeiro de 2002 e julho de 2011. Assim, buscou-se identificar as estratégias relacionadas à administração da produção para vantagem competitiva desta empresa. Dentre as estratégias identificadas como responsáveis pela manutenção e competitividade da empresa estudada neste mercado, destacaram-se: maior variabilidade de seus produtos, maior valor agregado, qualidade, substituições de produtos, melhor pacote de produtos para melhor aproveitamento da produção conjunta, expansão das opções de mercado.
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