ESCALAS ATITUDINAIS UTILIZADAS EM ESTUDOS DE CONSUMIDOR: TRADUÇÃO E VALIDAÇÃO PARA A LÃNGUA PORTUGUESA
2008; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 17; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
0103-4235
AutoresLaryssa Lopes Soares, Rosires Deliza, E. B. Gonçalves,
Tópico(s)Consumer Attitudes and Food Labeling
ResumoO consumidor moderno esta cada vez mais exigente em relacao aos produtos que ingere, tornando o processo de selecao e consumo de alimentos mais complexo. Questoes relacionadas ao meio ambiente e a saude podem influenciar o processo de escolha e compra de alimentos. O conhecimento de tal atitude que e composta por crencas e valores, pode contribuir para um melhor direcionamento e organizacao do mercado de alimentos. Ha, portanto, a necessidade de avaliar o efeito de questoes relacionadas a saude na atitude do consumidor, que pode ser feito atraves de instrumentos simples e praticos. Para tal, foram desenvolvidas escalas, como a Health and Taste Attitude Scales (HTAS), que investiga o interesse do consumidor por alimentos saudaveis e o efeito do sabor no processo de escolha e intencao de compra de produtos. Outra questao que vem ganhando importância, refere- se a atitude do consumidor frente aos produtos orgânicos. Neste caso, investigar a atitude do consumidor em relacao as possiveis consequencias da compra de alimentos orgânicos, atraves da aplicacao de questionario apropriado, devera contribuir para o conhecimento deste mercado. Tais instrumentos estao disponiveis na lingua inglesa, nao podendo, portanto, ser aplicados em estudos com consumidores brasileiros. O presente estudo objetivou traduzir e validar, para o portugues, o questionario sobre as Possiveis Consequencias da Compra de Orgânicos e as sub-escalas de atitude em relacao a saude (Health Attitude Scale). A metodologia utilizada foi a back-translation, capaz de estabelecer equivalencia conceitual e semântica entre duas linguas distintas, apos o processo de traducao. Os resultados foram analisados estatisticamente atraves do teste t e correlacao de Pearson. Tais analises permitiram concluir que a traducao e a validacao dos instrumentos Escalas de Atitude em Relacao a Saude e as Possiveis Consequencias da Compra de Orgânicos foram adequadas, e que podem ser utilizados em estudos com consumidores, cuja lingua mae e o portugues.
Referência(s)